segunda-feira, 29 de junho de 2009

Água que passarinho não bebe. Não tem mais hífen!


Antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico escrevi aqui no blog que Água que passarinho não bebe e outros compostos sinônimos de cachaça tinham hífen.
Porém, colegas, segundo as lições do Novo Acordo e do Novo VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5ª edição 2009.
Água que passarinho não bebe não tem (mesmo) mais hífen, mas seus sinônimos em palavras compostas, a exemplo de "engasga-gato, "lágrima-de-virgem", "levanta-velho", "urina-de-santo", "moça-branca" e "Arrebenta-peito" continuam tendo hífen.
O Acordo diz no parágrafo 6º da Base XV o seguinte:
(...) não se emprega em geral o hífen, salvo algumas exceções já consagradas pelo uso (como é o caso de água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa). Sirvam, pois, de exemplo de emprego sem hífen as seguintes locuções:
a)Substantivas: cão de guarda, fim de semana, sala de jantar;
(...)

E ainda:

1º)Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio.
(...) decreto-lei, és-sueste, médico-cirurgião, rainha-cláudia, tenente-coronel, tio-avô, turma-piloto; alcaide-mor, amor-perfeito, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano; afro-asiático, afro-luso-brasileiro, azul-escuro, luso-brasileiro, primeiro-ministro, primeiro-sargento, primo-infeção, segunda-feira; conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva.
É, amigos, o texto do Acordo é um pouco confuso, mas o novo VOLP esclarece nossas dúvidas e confirma que a na nova grafia de Água que passarinho não bebe é mesmo sem hífen. E confirma ainda que os citados sinônimos de cachaça são ainda com hífen .
Se quiser ver o Decreto 6.583 de setembro de 2008 que promulgou o Acordo assinado em Lisboa em setembro de 1990. Pode abri-lo pelos dois links.

Abraços e
Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Bookmark and Share
 

Creative Commons License Customizado por UC Powered by Blogger