quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dr, PhD e MD. Uso e significado dessas abreviações

Dr. (Doctor) Apenas para os Médicos (1)
Doutor
Para aqueles que concluíram o doutorado no Brasil. Deve ser usado de preferência por extenso. Equivale ao (PhD) (2)
Dr. (Doctor)Apenas aos Médicos, Dentistas e Veterinários.(3)
Doutor (Dr.)
Para Advogados, Promotores, Juízes, Médicos, Dentistas e Veterinários.(4)
PhDDo Latim "Philosophae Doctor".

É o doutorado nos EUA e Europa. Equivale ao doutorado no Brasil. (5)


(1) Manual de redação e Estilo do Jornal O Estado de S. Paulo. Autor Eduardo Martins.
(2) Manual da Redação Folha de S.Paulo e Segundo o Parecer Capes 977/65
(3) Manual de redação do Globo. Autor Luiz Garcia
(4) Segundo o Manual de Redação Radiojornalismo Jovem Pan. Autora Maria Elisa Porchat, o Manual Vitória On-line e outros manuais de rádio e teve (Mais populares).
(5) Segundo o Parecer Capes 977/65


Caro leitor,
Abaixo segue um resumo da pesquisa que fiz sobre o uso e significado das abreviações Dr., PhD e MD. E mais algumas explicações e justificativas para o quadro acima. Usei como material de pesquisa: dicionários (Houaiss e Aurélio); enciclopédias (Britannica e Larousse), inclusive a Wikipédia, alguns sites e ainda importantes manuais de redação (do Estado de S. Paulo, do Globo e da Folha).
Além do site da Capes.

Vamos começar pelo popular e polêmico Dr. (doutor) usado tanto aqui no Brasil quanto em Portugal. Doutor (Dr.) tem origem no Latim Doctor e era usado para indicar que uma pessoa detinha um avançado conhecimento em algumas das disciplinas do conhecimento humano.

Porém, amigos leitores, nos dias atuais há uma enorme discussão sobre quem pode ou não usar o título de Doutor (Dr.)
Durante a pesquisa descobrir que há no Brasil dois (2) tipos de doutores:
O doutor médico, dentista e veterinário que, atenção, são os únicos que podem usar a abreviação Dr. Isso mesmo, apenas os com licença para cirurgias é que podem usar a abreviação Dr. antes do nome. Mesmo que o Médico não tenho o doutorado, seja apenas bacharel.

Encontrei duas explicações do porque disso. A primeira diz que os cursos de medicina na passado eram dividos em duas partes, na primeira parte do curso o aluno estudava em quatro anos todas as matérias teóricas e já podia formar-se ou optar por estudar mais dois anos as matérias de cirurgias que eram considerados um doutorado à época. Porém com o passar dos anos o curso de seis anos tornou-se obrigatório e como consequência todos os formados já sairiam doutores.
A segunda explicação relaciona-se bem com a primeira, pois diz que nos Estados Unidos os médicos são os únicos conhecidos por Doctors, apesar de usam a abreviação MD, que como veremos, mais abaixo, significa Doutor em Medicina.

Porém, amigos leitores, como lhes disse há dois tipos de doutores no Brasil, o doutor médico que pode usar a abreviação Dr. já tratado acima.
E outro, o doutor com doutorado, ou seja, aquele que não é médico, porém fez a pós-graduação stricto-sensu e obteve o título de doutor por meio da tese de doutorado em qualquer das ciências, artes ou ofício do conhecimento "humano" . Estes doutores, segundo os manuais devem usar o título de doutor sempre por extenso e apos o nome. A exemplo do que diz o consagrado manual de redação do jornal O Estado de São Paulo: "use a abreviação Dr., antes do nome da pessoa, apenas para os médicos". Para os demais use doutor por extenso e após o nome, Fulano de tal doutor em Matemática, por exemplo.

O curioso é que essa norma da abreviação Dr. ser exclusiva aos médicos só se aplica ao Brasil, pois nos Estados Unidos o médico usa a abreviação MD e são chamados de Doctors.
A abrev. Dr. para o doutorado, nos Estados Unidos, é pouco usado, pois pode e sempre é substituído por PhD. Como veremos mais abaixo.
Veja o que diz o TheFreeDictonary sobre quem é chamado de Doctor: "A person, especially a physician, dentist, or veterinarian, trained in the healing arts and licensed to practice".

Já quem faz um doutorado nos nos Estados Unidos ou nas universidades inglesas recebe o título de PhD, que é uma abreviação da expressão latina, "Philosophae Doctor". É que na época do Latim muitas das atuais ciências não existiam ainda, todas as disciplinas estavam dentro da filosofia, por isso os doutores eram na maioria em filosofia. Daí ficou a expressão PhD para muitas áreas das ciências atuais. Como disse, anteriormente, corresponde ao título de "doutorado" oferecido pelas universidades brasileiras.

A abreviação MD também veio do Latim e significa, "Medicinae Doctor" Usada nos USA, no Canadá e em alguns países da Europa com significado de Médico. Apesar de a tradução literal dizer Doutor em Medicina. O MD não tem necessariamente um doutorado. É que na época do Latim doutor em medicina era considero um especialista em medicina. No entanto há outros países que preferem usar a abreviação MB (que vc pode conferir pelo link) que também é uma expressão do Latim "Medicinae Baccalaureus" e significa em Português "Bacharel em Medicina".
Agora quem faz um doutorado em Medicina nos USA é chamado de DM (Doctor of Medicine) ou mesmo MD,PhD.
No Brasil o Bacharel em Medicina recebe o título de Dr. (Doctor e não de doutor PhD) que corresponde ao MD. no exterior e que como muitos defendem só deve ser usados pelos Médicos ou pelo menos aos cirurgiões em geral: Veterinarios e Dentistas. A explicação é que antes o curso de cirurgia era uma especialização que dava o título de doutor Dr. aos bachareis em medicina.
Os que fizeram o doutorado no Brasil devem usar o doutor, assim por extenso, e de prefeência após o nome. Como no exemplo: Prof. José da Silva, doutor (por extenso) em matemática e não Dr. José da Silva. Pois ele não é médico ele é professor.
Para saber um pouco mais leia também o excelente artigo publicado no site da Capes sobre conceitos e histórico da Pós-graduação. Link Capes
Espero tê-los ajudado,
Por hoje é isso.
Até a próxima!

57 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rogério Marques, "no Brasil o Bacharel em Medicina recebe o título de Dr." concedido por quem? Uma vez que pela legislação brasileira somente o MEC pode conceder título de doutor para aqueles que apresentaram tese de doutoramento. Assim sendo, médico não é doutor e advogado só recebe um título honorífico de doutor por um decreto dos tempos da monarquia feito por Dom Pedro II típico de uma sociedade estamental que necessita criar signos de diferenciação, sendo seu uso por bachareis em direito só utilizado no Brasil. Assim sendo, é extremamente anti moderno e democrático o uso da titulação de doutor como forma de tratamento tipo, Dr. Fulano, Dr. Ciclano, deve ser usado só como especificação da titulação do profissional em situações que assim exigem como na citação de um trabalho acadêmico, como Fulano de Tal, doutor em Matemática.

Rogério Marques disse...

Olá Patrick Kovalscki. Obrigado pelo comentário.
Realmente, quem forma apenas bacharel em medicina não é doutor com doutorado, mas é Dr. doctor.
Vou explicar melhor essa diferença. Por exemplo, nos Estados Unidos USA os médicos são doctor (doctors) , porém usam a abreviação MD em vez de Dr.
Se o Brasil adotasse o PhD para o doutor com doutorado. Em vez de doutor essa confusão não existiria.
Resumindo, o bacharel em medicina é Dr.(doctor), mas não é doutor, isto é com doutorado. Mas é Dr. doctor por causa da tradição, assim como nos USA. E ainda são os únicos que podem usar a abreviação Dr.
Abs.

Anônimo disse...

Olá Rogério,

MD significa "Medical Degree", que significaria para nós - Graduado em Medicina. E não é somente Médicos os únicos que podem usar a abreviação Dr., mas sim qualquer profissional da área de saúde.

Abraço.

Rogério Marques disse...

Olá amigo, vc esta certo, segundo o manual de redação do Jornal "O globo". Organizado pelo Jornalista Luiz Garcia, o uso do Dr. (doutor) se estende a dentistas e veterinários também. Assim diz à página 66 da 28º edição.
Lembrando que esses manuais são na maioria das vezes bem conservadores.
Mas não é difícil encontrar em manuais de rádio e tv a recomendação de ampliar o Dr. a diversos profissionais, como advogados, profissionais da saúde e até engenheiros. Em Portugal é assim.
Quanto ao MD significar Medicinae Doctor minhas fontes de pesquisa foram a enciclopédia Britannica, O dicionário Michaellis e a Wikipédia no artigo em língua inglesa.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Abs e
Até mais!

Leo Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Lucas disse...

Discordo de sua análise pelas seguintes razões:

1. O manual de redação de um jornal não tem valor de lei e não determina quem "pode" ou não utilizar a abreviação Dr.

2. Não são todos os médicos que tem licença para cirurgia, apenas os cirurgiões. Por falar nisso, no Reino Unido, quando o médico se torna cirurgião, ele deixa de ser chamado de "doctor" e volta a ser chamado de "mister", por razões históricas.

3. A CAPES apenas *recomenda* o uso por extenso, não proíbe a abreviação.

4. O título "Philosophiae Doctor" (PhD) não é adotado por todas as universidades americanas e européias. Além disso, a abreviação "Dr" também pode ser aplicada a PhD's, como pode ser visto nesta página, por exemplo:
http://www.statemaster.com/encyclopedia/Jacob-Israelachvili

5. Não creio que exista uma lei proibindo quem concluiu um doutorado a utilizar a abreviação "Dr", e, caso exista, é uma lei não-aplicável, uma vez que, em todo o mundo, é comum utilizar essa abreviação.

Cordialmente,

Leonardo

Leo Lucas disse...

Outra coisa: "Dr" é abreviação de "doutor" e ponto final. Embora "doctor" seja um sinônimo para "médico" *no mundo anglófono*, a palavra "doutor" tem apenas uma origem: uma raiz indo-européia que significa "ensinar".

O manual de redação d'O Estado de São Paulo provavelmente recomenda que se escreva "Fulano de Tal, doutor em matemática" para evitar que a população confunda Fulano de Tal com médicos e advogados, visto que são esses mais amplamente conhecidos como "doutores". É apenas uma questão de clareza...

Leo Lucas disse...

Não menos importante: "doctor" e "doutor" são exatamente a mesma coisa. Por exemplo, "doutorado", em inglês, é "doctorate".

Anônimo disse...

a

Anônimo disse...

Caro rogério marques,
Pela lei, é atribuído o título de Doutor somente quem tem doutorado ou PhD (em países de língua inglesa). Em relação aos médicos e advogados serem chamados de doutores isso é meramente uma questão de costume em países de língua portuguesa. Às vezes chamamos um médico, ou um juiz de doutor, apenas por uma questão de respeito, mas sabemos que não são doutores, são bacharéis, salvo se estiver doutorado. Mostre-me pela lei concedida e não pelo velho costume ou tradição que um médico ou um bacharel em direito são doutores? aguardo respostas, ha e não vale mostrar reportagem de jornal,eles são tendenciosos, eu quero que me mostre a lei que atribui a tal título.

Adalto Pontes disse...

Parabéns pelo artigo, e também pelo blog como todo. sempre me confundi com essas siglas. Agora compreendo melhor.
Pena que as pessoas se incomodem tanto com o fato de um médico ser chamado usar "Dr." em seu nome. entendo que o você expôs foi o que há no uso corrente e mesmo suas origens, mas, sim, essa polêmica prosseguirá por muitos anos ainda.

Anônimo disse...

Os médicos e advogados eram chamados de doutores muito antes de ser instituído o título acadêmico.

Anônimo disse...

A LÍNGUA NAO CONTROLADA POR LEI OU DECRETO . A LÍNGUA É RESULTADO DA TRADIÇÃO DA CULTURA DE UM POVO. É RIDÍCULO NAO QUEREREM USAR DR PA MÉDICOS. A LVÍNGUA E A CULTURA CONSAGRARAM ISSO. NAO USAR DR PARA MÉDICOS É IGNORâNCIA. MAS ,COMO DIRIA OLAVO DE CARVALHO (VER PROGRAMA DO DIA 26 DE SETEMBRO NO YOUTUBE :MSM OLAVO DE CARVALHO), A MAIORIA DAS PESSOAS COM DOUTORADO NO BRASIL SAO SEMI-ANALFABETAS.

Anônimo disse...

Médicos são MED.
Dentistas são DENT.
Psicólogos são PSIC.
Veterinários são VET.
Nutricionistas são NUTR.

O correto é utilizar DR. somente com a devida especialização necessária. Ponto final.

Vocês complicam demais. No Brasil, o Doutorado é uma especialização, não uma profissão.

Aqui, o médico não é chamado de Doctor, como nos EUA. Aqui o médico, é médico. Entendem?

Existe uma brecha na lei, aonde os magistrados são "considerados" DR. sem a devida especialização. É lamentável isso. Mas vai do caráter de cada Advogado, usar ou não, a abreviação do titulo concedido pelo MEC, sem nem ter conquistado o mesmo.

Desculpa Rogério, mas não da para se basear nestas referencias que você utilizou.

Anônimo disse...

Foi decretado título de doutor para advogados no império, pois defendia-se tese, hoje não acontece tal coisa. A Lei imperial foi revogada pelo então presidente Itamar Franco e reafirmada pelo governo Lula. Por que os advogados não relatam tal lei e só lembram da lei do império? Gostam de dizer que arrotam caviar ao comer bofe! E tem cada advogado de porta de cadeia que nem merece o Título de Bacharel.

Médico, veterinário, dentista só pode ser utilizado doutor se for cirurgião.

PhD é nos EUA;

Na inglaterra é Dr. engineering, medicine, etc, ou seja PhD não é universal com foi dito.

Portanto, quando o advogado exigir ser chamado de doutor, e agora até enfermeiros, bioquímicos etc, fala com eles que quando morrerem vão feder igual a todo mundo.

Título de doutorado no Brasil não é doutor e sim D.Sc. (Doctor Science)

de um professor em engenharia, D.sc.

MD disse...

tomar cuidado que nos EUA MD siginifica também master degree, ou seja mestrado.

César Fiuza disse...

MD é Medicinae Doctor segundo o Oxford Advanced Learner's Dictionary.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hi thегe, I discovered your blog
by means of Goоgle while looking for a
relatеd matter, уour web site came uρ, it seems tо be gгеat.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hi there, simply changed into aware of your weblog via Google, and located that it'ѕ tгuly infoгmatіve.
I am going to be cаreful for bгussеls. Ι'll be grateful in case you continue this in future. Numerous folks might be benefited out of your writing. Cheers!

Here is my blog; https://www.riseaustin.org/member/1382

Unknown disse...

Olá Rogério Marques, obrigado pelo excelente artigo, com a junção de comentários que há, se tornou mais rico, foi muito rico para mim.

Unknown disse...

Com sua permissão quero compartilhar no meu blog.

Anônimo disse...

Thanκs for your help and alsο linκs.
I haѵe found a few things that i think will woгk.
awsome job!!!!

Hегe is my homepagе: Green smoke coupon code

Anônimo disse...

I'm actually happy to read this website posts that carries lots of valuable info, thanks for offering these data.

my web page :: yetiweb.net

Scarlett disse...

Entendi claramente! Tirou todas as minhas dúvidas. Muito obrigada ^^

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Todos Nós Somos Doutores



1. Introdução

De tempos em tempos, volta a dúvida, a discussão: quem é Doutor/doutor? Devo/posso chamar meu médico de "doutor"? E um advogado pode assim se denominar? E os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os enfermeiros, os fisioterapeutas? "Doutor" não é apenas quem defende tese em Curso de Doutorado? Afinal, "doutor" é título ou forma de tratamento? Quem é doutor?

Para esclarecer a questão, surge outra hesitação: a que fontes recorrer? Aos dicionários? À História? À legislação? Aos usos e costumes que se instauram em nossa vida em sociedade?

O presente artigo pretende trazer algumas luzes sobre o assunto.


2. Os Doutores da Lei - os escribas

A palavra "escriba" procede do latim, do verbo "scribere", que significa "escrever". Na antiguidade, os escribas eram homens que atuavam como copistas e redatores das leis. Sua função, entre os hebreus, acabou por concentrar-se na interpretação e no ensino das Sagradas Escrituras e na formulação e aplicação do Direito, deduzido dos livros sagrados. Nos Evangelhos, são chamados de rabinos, de mestres, qualificativos que foram aplicados também a Jesus Cristo e a João Batista.

Um dos pontos centrais da narrativa dos Evangelhos é o ataque enérgico de Jesus contra esses Doutores da Lei, como se pode ler em Mateus-cap.23: 1-7;23-27:

Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. (...)

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

3. Os Doutores da Igreja

Os primeiros ilustres mestres da fé, sucessores imediatos ou quase imediatos dos apóstolos, recebem na História da Igreja a qualificação de Padres Apostólicos, entre eles Inácio de Antioquia, Clemente de Roma e Ireneu de Lyon.

A geração seguinte é chamada de Padres da Igreja. A partir do século IV, brilham como expoentes os chamados Doutores da Igreja, muitos dos quais fazem parte dos Padres da Igreja. São em nº de 32.


Continua...

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Continuação

Os Doutores da Igreja são homens e mulheres reverenciados pela Igreja pelo especial valor de seus escritos, de suas pregações e da santidade de suas vidas, dando assim contribuição valiosa à fé, ao entendimento dos Evangelhos e da doutrina, Citam-se entre eles Santo Agostinho (354 - 430), Santa Catarina de Sena (1347 - 1380), São Gerônimo (384 - 420), São João Crisóstomo (349 - 407), São João da Cruz (1542 - 1591), Santa Teresa d'Ávila (1515 - 1582) e São Tomás de Aquino (1225 - 1274).

D. Lucas Moreira Neves lembra que, quando o papa João Paulo II declarou Santa Teresinha do Menino Jesus Doutora da Igreja, um jornalista sugeriu que a santa carmelita se tornasse intercessora em favor dos hospitais públicos brasileiros e em favor dos doentes que são atendidos muito mal. Outro propôs Teresinha como padroeira da Pastoral da Saúde. Lamentável esse equívoco dos jornalistas, ao confundir esse título de "Doutor" com o sentido de "médico".


4. Os advogados

O título de "doutor" foi outorgado, pela primeira vez, por uma universidade, a um advogado, em Bolonha, que passou a ostentar o título de "Doctor Legum".

Entre nós, a tradição de se chamar o advogado de "doutor" remonta ao Brasil Colônia. Naquela época, as famílias ricas prezavam sobremaneira ter em seu meio um advogado (e também um padre e um político). O meio de acesso a esses postos era a educação.

O advogado - conhecedor de leis, detentor de certo poder de libertar e de prender - assenhorava-se desse poder mediante formação privilegiada. A tradição logo transformou o termo em sinônimo de posição superior dentro da escala social.

Há que se mencionar ainda o Alvará Régio, editado por D. Maria, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em Direito passaram a ter o direito ao tratamento de "doutor". E o Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, que deu origem à Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que "cria dois Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título de doutor para o advogado".


5. Os médicos

Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico".

Entre nós, o "doutor" do médico se generalizou na boca do povo por tradição, por respeito, por admiração, por espontânea deferência pelo saber da doutrina e prática do ofício médico.

6. Os enfermeiros e os fisioterapeutas

Algumas profissões não-médicas da área da saúde - como a de enfermeiro e de fisioterapeuta - evocam também para si a prerrogativa do título de "doutor".

Assim, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 8ª Região - CREFITO 8 - recomenda o título de "doutor" aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas. Por seu turno, também o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - autoriza o uso do título pelos enfermeiros, conforme Resolução COFEN nº 256/2001. Entendem os respectivos Conselhos que deva ser mantida a isonomia entre os componentes da Equipe de Saúde e que "a não utilização do título de Doutor leve a sociedade e mais especificamente a clientela (...) a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de nível superior".

7. Os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os economistas ...

Há o costume por parte de cirurgiões-dentistas, engenheiros e economistas de autodenominarem-se ou de serem chamados de "doutores". Em outras categorias de profissionais, é mais difícil encontrar alguém que assim se intitule.

A propósito, lembramos que, em Portugal, o título de doutor é estendido a todos os formados em nível superior.

Continua...

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Continuação


8. Os que fizeram doutorado

No mundo acadêmico, é chamado de "doutor" quem cursou doutorado e defendeu uma tese diante de uma banca composta por cinco doutores.


9. O Doutor Honoris Causa

O título honorífico "Doutor Honoris Causa" é o reconhecimento acadêmico mais elevado de uma universidade para distinguir pessoas que, em qualquer tempo, tenham prestado relevantes serviços, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade.


10. "Os bem vestidos"

Aziz Lasmar, em caderno de Debates da RBORL, de março - abril de 2004, relata que atendia a uma menina de uns 5 ou 6 anos, que prestava atenção a tudo, principalmente a como a mãe se dirigia a ele: doutor pra cá, doutor pra lá. Num dado momento perguntou à mãe se ele era afinal doutor ou médico. Antes que a mãe respondesse, o médico falou que era médico ..... que doutor era qualquer um que tivesse carro.

O relato ilustra um dos vários sentidos do termo "doutor": tratamento que as pessoas mais humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos, aos que estão acima, que podem mais , que têm mais. É, assim, um tratamento de vassalagem, e quem o usa se submete, se põe em inferioridade social, se auto-exclui.

11. Conclusão

Entre os advogados, há quem pense que os médicos pretendem monopolizar o título de doutor, primeiramente empregado por advogados. Entre médicos, há quem considere que enfermeiros e fisioterapeutas que se intitulam "doutores" fazem propaganda enganosa, dando a impressão de serem médicos. Entre os pós-graduados que cursam doutorado e defendem tese há quem julgue que somente eles podem ser chamados de doutores.

Constatada a polêmica, e depois do que se escreveu até aqui, apresentam-se algumas conclusões, abertas a críticas e a outros considerandos.

Continua...

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Continuação


1. O "doutor" do advogado e do médico surgiu, se fixou e se matém por longa tradição, por especial e espontânea deferência dos cidadãos, dos utentes da língua. Uso legítimo, pois, "O que o simples bom senso diz é que não se repreende de leve num povo o que geralmente agrada a todos", disse o poeta Gonçalves Dias. Bem mais antiga é a sentença de Horácio ao se referir ao uso, que ele considera proponderante na interação lingüística:Multa renascentur quae jam cecidere cedentque / Quae nunc sunt in honore vocabula, si volet usus, / Quem penes arbitrium est et jus et norma loquendi. (Muitas palavras que já morreram renscerão e cairão em desuso as palavras que atualmente estão em voga, se assim quiser o uso, que detém o arbítrio, o direito e a norma de falar).
Entende-se, pois, que a língua é uma questão de usos e costumes. Que os falantes são os senhores absolutos de seu idioma. Que os usos lingüísticos não se regulamentam por decretos, por imposição de resoluções. A lei, em questões lingüísticas, é ilegal. Quem ousa legislar sobre o que se deve e o que não se deve dizer incorre em abuso de poder. É uma atitude irracional e irrealista, pois nada altera o que é de uso consagrado. Aos que se insurgem e vociferam contra tais usos, que têm direitos de cidadania, Mestre Luft lembrava a frase: "Os cães ladram e a caravana passa".
2. Quanto ao "doutor" do enfermeiro, do fisioterapeuta, do cirurgião-dentista, do engenheiro, do formado em curso superior .... dizem os dicionários que "doutor" é um título que, por cortesia, se costuma dar àqueles diplomados em curso superior. Se se costuma, de fato, não há por que discutir. Em Portugal, o emprego desse título é generalizado a professores primários, formados em Medicina, diplomados em faculdades e os que defendem tese de doutoramento. Aliás, lá todo mundo é "excelência". Costume. Tradição. Mas, se aqui no Brasil não se costuma ... Pode-se dar que esse uso se instaure ou se generalize, pelo fato de os profissionais em questão assim se denominarem e/ou serem denominados por seus paciente ou clientes.
3. Pelo que se disse até aqui, não assiste razão àqueles que querem reservar o título de "doutor" somente a quem fez doutorado e defendeu tese. Se querem se distinguir dos demais, há formas como as exemplificadas:
Dr. Fulano de Tal - Doutor em Medicina
Prof. Dr. Fulano de Tal - Doutor em Letras
4. Registram os dicionários que "doutor" é aquele que está habilitado a ensinar; homem muito instruído em qualquer ramo; homem que deita sapiência a propósito de tudo; homem com muita experiência; indivíduo que reincinde, que costuma ter o mesmo procedimento (Ele é doutor em prometer e não cumprir); tratamento dado por porteiros, frentistas, engraxates, flanelinhas, etc; entre outros resgistros. Então, todos nós somos doutores.
5. Há doutores e doutores. Cabe discernir onde o vulgo confunde.
6. Etimologicamente, o vocábulo "doctor" procede do verbo latino "docere" ("ensinar"). Significa, pois, "mestre", "preceptor", "o que ensina". Da mesma família é a palavra "douto"que significa "instruído", "sábio". Sábio. Então, quem é mesmo Doutor?

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Doutor (Dr.): É importante ressaltar que doutor via de regra não configura forma de tratamento, mas título acadêmico. Seu uso deve-se limitar apenas a comunicações dirigidas a pessoas que alcançaram o grau acadêmico de doutoramento(português europeu)ou doutorado(português brasileiro). Por questões culturais, tal título é permitido aos Bacharéis em Enfermagem pela LEI COFEN 256/2001, Odontologia, em Direito e em Medicina, e qualquer outro profissional de nível superior ou da saúde. Entretanto, formalmente, deve-se usar o tratamento Senhor que confere a desejada formalidade às comunicações.

Fonte: Pronome de tratamento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_de_tratamento

... xxx ... xxx ... xxx ... XXX ... xxx ... xxx ... xxx ...

Cofen reconhece direito de enfermeiro usar título de "doutor"
BRASÍLIA/VALE DO ASSU – A partir de agora a classe dos enfermeiros poderá, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de "doutor". Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que "o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente".
Além disso, o Cofen entendeu que "o título tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior".
O organismo classista interpretou, também, que "a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de doutor". O Cofen observou ainda que "a não-utilização do título de doutor leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternamente, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior".
... xxx ... xxx ... xxx ... XXX ... xxx ... xxx ... xxx ...

ENFERMEIRO (A) disse...
Toda e qualquer discussão sobre determinados temas geram resultados positivos/negativos. Esta discussão sobre o ter ou não ter o título de "Dr." seria assunto pra longas horas de conversas. O fato de o profissional Enfermeiro(a) ter a conquista deste título reconhecida e legislada pelo seu conselho de classe, demonstra a legitimidade do seu uso, reforçando ainda mais a organização e com isto mostrando a sociedade que a classe de Enfermagem, existe pautada em leis e que as mesmas fazem acontecer o bom atendimento no cuidar da saúde do ser humano.
18 de janeiro de 2011 23:54
FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

... xxx ... xxx ... xxx ... XXX ... xxx ... xxx ... xxx ...

Gesiel Oliveira disse...
Sou advogado e oficial de justiça, nunca concordei que um fisioterapeuta seja chamado de Dr. e o enfermeiro não. E quem disse que a pessoa que tem doutorado é chamado de doutor? ele se chama de PHD (Philosophy Doctor) , pois o significado de Doutor é "conhecedor". Trate-se de regra consuetudinária, ou seja, manifestada pelo uso geral. Concordo que o enfermeiro tenha esse título, pois possui lastro científico e acadêmico para tal. Parabéns Doutores pela conquista.
30 de janeiro de 2013 13:04
FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Enfermeiro disse...
A QUESTÃO QUE SE DISCUTE NÃO É SE O PROFISSIONAL TEM OU NÃO DOUTORADO, SE FOSSE ASSIM MÉDICO E ADVOGADO TB NÃO PODERIAM SER CHAMADOS DE DR. A QUESTÃO AQUI É O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL DIANTE DA SOCIEDADE, POIS MUITOS SE DEIXAM LEVAR INFELIZMENTE PELA CULTURA QUE É PASSADA PELA MÍDIA PRINCIPALMENTE A TV, ESQUECEM QUE O PROFISSIONAL ENFERMEIRO PASSOU 5 ANOS ESTUDANDO EM UMA FACULDADE ADQUIRINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA PODER ATUAR E DO MESMO JEITO DEVE FAZER ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO , DOUTORADO , POS DOUTORADO, ETC. OUTRA QUESTÃO É FICA A CRITÉRIO DE CADA UM USAR OU NÃO ATÉ PORQUE SÓ PODEMOS OSTENTAR O QUE PODEMOS SER. PARA PODER USAR DR. NA FRENTE DO SEU NOME MOSTRE MUITO CONHECIMENTO E RESPEITO PELOS PACIENTES ESSE SIM É VERDADEIRO DR.
19 de janeiro de 2011 10:11
FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

Anônimo disse...

A melhor parte são os comentários!!!! Neguinho arranca as hemorróidas com as próprias mãos de tanta raiva.... Fizeram doutorado a toa, com tanta gente podendo usar a sigla Dr.!!!! Da próxima vez façam a faculdade de Medicina, é. Mais fácil, ou será que não?????????

Anônimo disse...

Gênio, não da pra fazer doutorado (em medicina) sem antes cursar os seis anos da "faculdade de medicina", como vc disse, (bacharel)...aff

Anônimo disse...

Todos os médicos têm licença para realizar operações.

Eden Duarte disse...

"Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc.
A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados."

Recomendo a leitura do seguinte texto, muito mais esclarecedor e fidedigno:

Doutor é quem fez Doutorado
http://posgraduando.com/doutor-e-quem-fez-doutorado/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É um sistema classificatório, é a pirâmide social. É a divisão da sociedade por castas e títulos. Na prática eu também seria um doutor, pois, eu sou bacharel e licenciatura plena em Ciências Sociais. Doravante, eu prefiro o título de professor, ainda que no Brasil essa classe é desvalorizada ao extremo, os Dr. somente são doutores porque tiveram um professor.

Anônimo disse...

Titulo de doutor para enfermeiros tem resolução:

http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2562001_4294.html

anonimo disse...

RIDÍCULO O COFEN DELIBERAR SOBRE O USO ERRÔNEO DO TÍTULO DR. AOS ENFERMEIROS. ISTO APENAS DEMONSTRA A IGNORÂNCIA DA CLASSE EM CHANCELAR UM ERRO! VEJAM QUE A CLASSE MÉDICA E JURÍDICA DELIBERARAM SOBRE UMA BESTEIRA DESSA, JUSTAMENTE POR SABEREM QUE ISSO É ERRADO, PORÉM VEM DA TRADIÇAO E DE LEGISLAÇOES REVOGADAS... AÍ ME VEM O COREM COM ESSA MANIA DE CACHORRO PEQUENO E ME FAZ UMA CAGADA DESSAS... SINTO VERGONHA ALHEIA, SINCERAMENTE... E O PIOR É QUE O ENFERMEIRO CONTINUA DO MESMO JEITO, CONFUNDIDO COM O ENFERMEIRO TÉCNICO E SENDO AUXILIAR DO MÉDICO QUANDO NECESSÁRIO (médico é o chefe da equipe e isso está em lei)

anonimo disse...

A classe médica e jurídica NÃO deliberaram...

Anônimo disse...

Esse é o Blog mais mal informado que eu já vi! kkkkkkkk
A única informação procedente aqui é aquela descrita pelo Patrick Kovalscki acima!

Anônimo disse...

Ridículo seu comentário ! A única coisa que você mostra nele é de que você não deve ter nem chegado perto de uma faculdade! Pois a primeira coisa que aprendemos na faculdade e respeito aos outros profissionais! ! Os médicos não trabalham sozinho , dentro de um hospital cada um tem sua função e te garanto não é função do enfermeiro ser auxiliar do médico e medico não e chefe de nada , quem manda e coordena a equipe de enfermagem é o enfermeiro , a enfermagem tem sua ciência própria e sabe exatamente gual a função dela dentro de sua equipe, nos longos anos de graduação os nossos professores nos ensina a respeitar a função e lugar dos outros membros da equipe e quem trabalha dentro de um hospital e que ama a profissão sabe o quanto é importante cada profissional la dentro , des do gerente geral as meninas da limpeza ! Então querido vai estudar vc dever ser aquelas pessoas frustrada que não consegui entrar numa faculdade de medicina, pq um médico formado jamais teria essa postura , pq eles sabem o valor de uma ótima equipe e o guanto e difícil formar seja em qualquer profissão , todas são necessários e merecem respeito.

Anônimo disse...

Primeiro tem que se informar antes de escrever besteiras em um bloguezinho. Kkkkkkkkkk rir para nao chorar

Anônimo disse...

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) emitiu a Decisão CFN nº 01/1987, que permite ao nutricionista a utilização do título de "Doutor", embora não seja obrigatório o uso.
Sendo assim, o nutricionista pode utilizar o termo Doutor inclusive em seu carimbo.

Anônimo disse...

Blog ruimmmmmmmmmm, tem que pesquisar antes de falar!

Unknown disse...

Isso ocorre porque seu curso e até mesmo seu doutorado, caso você tenha, foram criados depois de cursos seculares como a medicina, o direito e a engenharia. Logo é um pronome de tratamento tradicional e não remete pós graduação acadêmica. Pelo seu cabedal aparente você deve saber bem dessa resposta, entretando por inconformismo ou recalque quer alterar os costumes pra satisfazer o próprio ego.

Alexandre disse...

Resumindo!! Quando não precisão do Médico, Ele não é Dr., PhD, Doutor...Mas quando precisam, Ele se torna Dr., PhD, Doutor..... simples assim....

Anônimo disse...

O advogado, entendam ou não seja tratado por doutor ou não, assim como os membros das carreiras jurídicas, deve ter o tratamento protocolar de "vossa excelência; sua excelência" (Vide Lei Federal 12.830/2013)

Leonardo disse...

Se querem ser reconhecidos como doutores, defendam a tese de doutorado. Nao chamo medicuzinho ou advogadinho recém formado assim como qualquer outro graduado de doutor até porque isso é título e nao pronome de tratamento. O mal do Brasil é a burrice dos brasileiros, o blog é uma merda.

Leo Lucas disse...

"O doutor médico, dentista e veterinário que, atenção, são os únicos que podem usar a abreviação Dr."

Quando você diz "podem", parece dizer que há alguma lei proibindo outros de usarem "Dr.", mas citou apenas manuais de redação. Um manual de redação não proíbe ninguém, a não ser quem trabalhe para aquele jornal. Por qual lei eu serei processado se escrever "Dr" na frente do nome de outra pessoa?

Unknown disse...

infelizmente chamo a pessoa pelo o que ela gosta de ser chamada. ela fica contente e eu continuo educada como sempre.

Unknown disse...

Verdade! Admiração pela mais nobre das profissões!

Ivanio Lima Martins disse...

MD - Em linguagem de documentos, de cunho oficial, é utilizada, antes do cargo, função atividade laboral, para honrar o destinatário com o termo MUI DIGNE

Dra Marislei Brasileiro disse...

Há Resolução do COFEN que orienta aos Bacharéis em Enfermagem o uso do Dr. assim que terminarem a graduação. Isso termina com as criticas aos residentes. Tenho 2 doutorados, nem por isso me apresento como bidoutora.

João Pedro Mcfendell disse...

Melhor são as suas referências:
Do Cu, Tirei. Kkkkk

João Pedro Mcfendell disse...

E assim todo o universo mudou por conta apenas da sua valiosíssima opinião. Kkk

Paulo disse...

O seu título está atribuído em seu diploma. É só olhar lá.

Postar um comentário

Bookmark and Share
 

Creative Commons License Customizado por UC Powered by Blogger