sábado, 6 de dezembro de 2008

Como evitar o uso exagerado de "com certeza"

Entre os incansáveis lugares-comuns usados no português do Brasil o persistente "com certeza" parece ser "sem dúvida alguma" o mais usado de todos.
Na tevê aberta a cada dez minutos de programação, conto ao menos uns dez "com certeza".
Na internet também o "com certeza" não fica para atrás. São mais de 8 milhões de ocorrências no google .

O que acontece é que muitas vezes a locução adverbial "com certeza" é usada indevidamente para dizer mais do que deveria. Usam-se "com certeza" para substituir verbos em respostas, como em: você bebe? resposta "com certeza",
você vai a festa? resposta "com certeza". Nessas perguntas normalmente em bom português as pessoas responderiam simplesmente " eu bebo" e " eu vou".
Até mesmo usam o "com certeza" sem sentido algum em algumas frases, só por dizê-lo mesmo. A exemplo na pergunta: "como foi a festa?" resposta "com certeza muito boa" onde, na verdade, se poderia dizer apenas "muito boa".

Para os casos em que podemos usar o "com certeza", mas não o queremos, pois o "com certeza" já esta muito desgastado, sem originalidade, e repetitivo de mais.
Podemos ser criativos e usar um termo ou expressão novos e assim substituir e manter o mesmo sentido, como se usássemos o "com certeza", porém sem a má impressão que podíamos causar ao usar o desgastado "com certeza".

Se esta pensando em substituir o "com certeza" por seu trocadilho "com cerveja" esqueça, porque este também já perdeu toda originalidade, toda a criatividade da invenção do trocadilho.
Vejamos alguns exemplos de como substituir o "com certeza" em respostas às seguintes perguntas:
Se alguém nos pergunta "acha que vai ganhar o jogo?" podemos responder no lugar de "com certeza" as seguintes respostas "estou convicto", "sem dúvida" e ainda "não tenho dúvidas".
Ou mesmo para aquelas certezas, nem tão certas assim, podemos usar os:
"estou confiante
", "acredito que sim" em vez do impróprio "com certeza".

O importante é lembrar dos seus sinônimos, como os citados acima ou mesmo usar outras formas.
Mas isso não parece ser simples, pois o "com certeza" nos persegue para que nos o usemos sempre. Ele quer estar em todas as ocasiões, mesmo sem servir para estar ali, mas mesmo assim ele quer estar lá, como aquelas pessoas que querem estar até onde não deviam.

Fiquem bem e até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Rogério, isso sem falar da variação "concerteza"(rsrsrsrsrs), muito utilizada em scraps!!!!!

Rogério Marques disse...

Legal,
ainda não tinha visto essa "pérola", rss...
Em algumas palavras o "com" se junta a palavra seguinte. Como acontece com "contudo" e "conquanto" que o "com" vira "con" ao se aglutinar com "tudo" e "quanto" de contudo e conquanto.
Mas em "bem-vindo" e "com certeza" o prefixo é sempre separado. o bem-vindo ainda esta na regra do hífen, de uso obrigatório.
E o "com certeza", apesar de ser apenas uma locução é como sabemos com duas palavras. E não com tudo junto como já estão escrevendo "concerteza".
Nossa falei de mais.
Abs!

Postar um comentário

Bookmark and Share
 

Creative Commons License Customizado por UC Powered by Blogger