sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Por que usar "Há anos atrás" pode pegar mal

Digo que pode pegar mal falar ou escrever, por exemplo: " vinte anos atrás" ou mesmo "isso foi dois anos atrás". Porque estar-se-ia repetindo sem necessidade a informação de que o fato narrado ocorreu no passado.
Essa repetição da informação ocorre quando se reúne na mesma frase o verbo haver com sentido de tempo decorrido e ainda o advérbio atrás que nesse contexto também tem o significado de uma ação ocorrida no passado.

É por isso, amigos, que os bons manuais de redação nos recomendam usar apenas um dos termos para informar a idéia de passado, ou dizemos apenas: " Vinte anos atrás isso era possível" ou então "Há vinte anos isso era possível"

Podemos ainda perceber a noção de tempo do período pelas flexões de tempo dos verbos presentes nas orações. Nos exemplos citados vemos o verbo ser conjugado no passado imperfeito do indicativo, "isso era possível" ou ainda em "a festa foi há dois" onde também percebemos o passado, mas só que agora no tempo perfeito.

Aproveitando que falamos da idéia de tempo, para lembrar ainda da preposição a que também tem sentido de tempo, porém esta preposição só indica a idéia de tempo no futuro, Assim se digo "A festa será a dois dias" usaremos a preposição a e não o verbo , como às vezes vemos por aí "A festa será dois dias", com o verbo em vez do a preposição.
Além de que, como citado, o verbo também nos indica a idéia de tempo da oração. O verbo será esta conjugado no futuro e com isso nos indica uma ação futura.

Abs e até a próxima!

4 comentários:

Vanessa disse...

Acabei de conhecer o blog e estou adorando seus esclarecimentos.
Parabéns!

Rogério Marques disse...

Obrigado pela visita e
pelo comentário.

Anônimo disse...

parabéns pela iniciatva .excelentes esclarecimentos.

Anônimo disse...

gostei muito da explicação entre fim e final.

Postar um comentário

Bookmark and Share
 

Creative Commons License Customizado por UC Powered by Blogger